Blog / A importância da saúde mental para cuidadores de pacientes de AVC

A importância da saúde mental para cuidadores de pacientes de AVC

Cuidar de um paciente que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma experiência desafiadora, que exige atenção para a saúde mental dos cuidadores. O impacto do AVC vai além do paciente, afetando significativamente a vida de seus cuidadores, que muitas vezes assumem essa função sem preparo prévio. Somada às dificuldades físicas e cognitivas do paciente, os cuidadores enfrentam ainda uma carga emocional intensa, que pode levar ao esgotamento físico e mental 12.

No Brasil, o AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade, sendo responsável por 342 óbitos todos os dias, deixando ainda milhares de pessoas com sequelas que demandam assistência contínua, conforme publicado pelo Valor Econômico 6. O impacto dessa realidade não pode ser ignorado, especialmente no que se refere à saúde mental dos cuidadores, que frequentemente lidam com altos níveis de estresse, ansiedade e depressão, segundo estudo da Revista de Enfermagem Referência e da Revista da Escola de Enfermagem da USP  9, 10.

Este artigo busca elucidar os principais desafios emocionais enfrentados pelos cuidadores de pacientes com AVC e apresentar estratégias eficazes para preservar sua saúde mental, garantindo que possam continuar oferecendo cuidados de qualidade sem comprometer seu próprio bem-estar.

Saúde mental dos cuidadores de idosos

Cuidar de uma pessoa idosa é uma tarefa complexa, que pode gerar frustração, estresse ou mesmo depressão

O impacto do AVC na vida do paciente e do cuidador

O AVC pode provocar sequelas motoras, cognitivas e emocionais significativas. Os pacientes podem sofrer dificuldades para andar, falar, engolir e realizar atividades básicas, e ter possíveis déficits de memória, atenção e raciocínio, segundo National Library of Medicine. Estudos publicados na Revista Psicologia e Saúde indicam que a qualidade de vida desses indivíduos frequentemente diminui, resultando em níveis elevados de frustração e sofrimento psicológico 3,4.

Para os cuidadores, a adaptação a essa nova realidade é complexa e emocionalmente desafiadora. Muitos precisam reorganizar suas rotinas, interromper carreiras e abrir mão de atividades pessoais para oferecer suporte integral ao paciente. Além da sobrecarga física, há o impacto emocional de conviver com as mudanças no comportamento e na personalidade do paciente, que podem incluir agressividade, apatia e crises de choro inesperadas 9,10.

A pressão contínua pode levar ao desenvolvimento de transtornos psicológicos no cuidador, como ansiedade, depressão e estresse crônico. Dados da pesquisa da Revista de Enfermagem Referência citada acima indicam que o isolamento social e a falta de apoio adequado agravam essas condições 9.

A sobrecarga emocional dos cuidadores

A sobrecarga emocional ocorre quando as demandas do cuidado excedem a capacidade do cuidador de lidar com o estresse. Essa condição se manifesta de diferentes formas, incluindo: 10

  • Exaustão extrema: Sensação constante de cansaço, mesmo após períodos de descanso 10.
  • Mudanças de humor: Irritabilidade, explosões emocionais e falta de paciência no dia a dia 10.
  • Culpa e sensação de impotência: Dificuldade em lidar com a frustração de não conseguir atender todas as necessidades do paciente 10.

Outros fatores como a falta de apoio familiar, a carga horária excessiva e as dificuldades financeiras intensificam o impacto psicológico sobre os cuidadores, conforme estudo publicado na Ciência & Saúde Coletiva 11.

Estratégias para preservar a saúde mental dos cuidadores8,12

Saúde mental de cuidadores

Ioga e práticas de relaxamento ajudam a diminuir a tensão e tornar o dia a dia mais leve

Para que os cuidadores possam continuar desempenhando seu papel sem comprometer sua saúde mental, algumas estratégias são fundamentais8,12:

Conclusão

A saúde mental dos cuidadores de pacientes com AVC deve ser tratada com seriedade. O impacto emocional do cuidado contínuo pode levar a transtornos psicológicos graves e afetar tanto o bem-estar do cuidador quanto a qualidade do suporte oferecido ao paciente. Dados das pesquisas citadas acima indicam que cuidadores frequentemente negligenciam sua própria saúde, o que compromete sua qualidade de vida 9, 10.

Investir no autocuidado, buscar apoio e dividir responsabilidades são passos fundamentais para preservar a saúde mental dos cuidadores. Outros pontos importantes são as políticas públicas e programas de suporte, que devem ser incentivados para garantir melhores condições para aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado de um ente querido 11, 13.

Se você é um cuidador, lembre-se: cuidar de si mesmo não é um luxo, mas uma necessidade. Procurar apoio e compartilhar responsabilidades são atitudes essenciais para manter o equilíbrio e a qualidade de vida. 11, 13.

Referências:

1 – Ação AVC. Fatores Cognitivos e Emocionais Após o AVC. Link: https://www.acaoavc.org.br/pacientes-e-familiares/vida-apos-avc/o-emocional/fatores-cognitivos-e-emocionais-apos-o-avc. Acesso em fevereiro.

2 – PePSIC. Bem-Estar Subjetivo, Qualidade de Vida e Sintomas Psicológicos em Adultos após Acidente Vascular Cerebral. Link: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S2177-093X2022000400085&script=sci_arttext. Acesso em fevereiro.

3 – SciELO Portugal. Repercussões Psicológicas Após um Acidente Vascular Cerebral (AVC): Uma Revisão de Literatura. Link: https://scielo.pt/scielo.php?lang=pt&pid=S1645-00862019000100002&script=sci_arttext. Acesso em fevereiro.

4 – National Library of Medicine. Complicações neuropsiquiátricas pós-AVC: tipos, patogênese e intervenção terapêutica. Link: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10676799/. Acesso em fevereiro.

5 – Cambridge University Press. Stroke. Link: https://www.cambridge.org/core/books/abs/cambridge-handbook-of-psychology-health-and-medicine/stroke/830953B183536E8E081D899A9BE2E119. Acesso em fevereiro.

6 – Valor. No Brasil, 342 vidas são perdidas por dia para o AVC. Link: https://valor.globo.com/patrocinado/dino/noticia/2024/06/26/no-brasil-343-vidas-sao-perdidas-por-dia-para-o-avc.ghtml. Acesso em fevereiro.

7 – Revista Brasileira de Enfermagem. Acidente vascular encefálico: características do paciente e qualidade de vida de cuidadores. Link: https://www.scielo.br/j/reben/a/rk5zWGTKsQwK4R5349FQZCj/. Acesso em fevereiro.

8 – Revista Psicologia e Saúde. Escutando quem cuida: quando o cuidado afeta a saúde do cuidador em saúde mental. Link: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S2177-093X2018000100001&script=sci_arttext. Acesso em fevereiro.

9 – Revista de Enfermagem Referência. Saúde mental em cuidadores informais de idosos dependentes pós-acidente vascular cerebral. Link: https://scielo.pt/scielo.php?pid=S0874-02832013000300010&script=sci_arttext. Acesso em fevereiro.

10 – Revista da Escola de Enfermagem da USP. Sobrecarga dos cuidadores de idosos com acidente vascular cerebral. Link: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/7PjMKQ3MzwjzhD8FxdB544N/. Acesso em fevereiro.

11 – Ciência & Saúde Coletiva. Interação cuidador familiar-pessoa com AVC: autonomia compartilhada. Link: https://www.scielo.br/j/csc/a/6WXdDrMBGqMY8Mth34kXjyK/. Acesso em fevereiro.

12 – Núcleo do Conhecimento. O cuidador familiar em saúde mental: um olhar para quem cuida. Link: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/2024/06/cuidador-familiar.pdf. Acesso em fevereiro.

13 – Anais do Congresso Internacional de Educação e Humanidades. Educação em saúde nos contextos de sobrecarga física e mental de cuidadores de idosos em status clínico pós-acidente vascular encefálico: uma revisão integrativa de literatura. Link: https://editorarealize.com.br/editora/anais/cieh/2022/TRABALHO_COMPLETO_EV179_MD1_ID1520_TB580_14062022171851.pdf. Acesso em fevereiro.

Fev/25 | ALLSC-BR-000525

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco através deste formúlario

    Política de Privacidade

    Controlador de dados: Ipsen Pharma SAS (dataprivacy@ipsen.com). Suas informações pessoais serão processadas apenas para os fins legítimos da Ipsen, ou seja, ter uma interação melhor com você. Suas Informações Pessoais não serão vendidas, compartilhadas ou de outra forma distribuídas a terceiros sem o seu consentimento, exceto quando formos obrigados a fazê-lo devido a uma lei aplicável, ordem judicial ou regulamento governamental, ou se tal divulgação for necessária em apoio a qualquer investigação criminal ou outra legal ou processo aqui ou no estrangeiro. Você tem o direito de acesso, correção, exclusão, restrição e objeção ao uso de suas Informações Pessoais.​

    Receba nossas
    Atualizações
    periodicamente
    por e-mail

      Política de Privacidade