Blog / Impacto da espasticidade em pacientes pós-AVC

Impacto da espasticidade em pacientes pós-AVC

Rigidez muscular e espasmos são alguns desafios do derrame cerebral.

Espasticidade é uma complicação que afeta pacientes com AVC, sendo um dos sintomas com mais impacto no dia a dia, implicando diretamente na mobilidade, o que gera incapacidade e diminui a qualidade de vida¹.

Espasticidade muscular

O que é

Condição em que alguns músculos ficam continuamente contraídos, resultando em rigidez e contração muscular. Afeta a fala, a postura e os movimentos¹.

Causa em adultos

A Síndrome do Neurônio Motor Superior (SNMS) é a principal responsável pela espasticidade em adultos, e pode ser causada por dano isquêmico ou traumático na medula espinhal ou no cérebro. 2 Ela envolve vias motoras no cérebro ou na medula espinhal, especialmente o córtex cerebral3.

Dessa forma, o dano provoca alterações na comunicação entre músculos e sistema nervoso, promovendo o aumento da atividade muscular. Processo no qual chamamos de espasticidade¹.

Espasticidade pós-AVC

A espasticidade é uma consequência comum do AVC, com ocorrência em 1 a cada 3 pacientes. Além disso, nas 6 primeiras semanas após o derrame, 25% dos pacientes com AVC sofrem de espasticidade4-5.

A espasticidade após o AVC geralmente afeta:

Sintomas1,6,7

Os sintomas da espasticidade variam bastante, dependendo do paciente e do membro afetado. Dessa forma, os sinais mais comuns em adultos costumam ser:

  • Espasmos musculares com contrações incontroláveis e muitas vezes dolorosas
  • Rigidez muscular com dificuldade e falta de precisão ao realizar movimentos físicos
  • Fadiga muscular
  • Quedas
  • Aumento do tônus muscular (hipertonia)
  • Clônus (uma série de contrações musculares rápidas)
  • Cruzamento involuntário das pernas em forma de tesoura
  • Dor
  • Deformidades musculares e articulares
  • Inibição ou redução do crescimento muscular

Impacto na qualidade de vida dos pacientes

A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), Deficiência e Saúde da OMS analisou o impacto da espasticidade e concluiu que a doença afeta intensamente vários aspectos da qualidade de vida do paciente4.

O sistema de classificação das incapacidades é uma referência mundial e utiliza três pilares para observar os impactos da espasticidade: o comprometimento do corpo, a capacidade de realizar atividades e a participação em sociedade. Confira a tabela.

Fonte da tabela: Ashford S (ed), Turner-Stokes L (coed). RCP. Spasticity in adults; management using botulinum toxin. National guidelines 2018.

Comprometimento é diretamente relacionado as comorbidades que afetam o físico, como a espasticidade, dor ou postura anormal. Já a atividade apresenta as complicações que essas limitações causam no dia a dia. O quadro de participação, por sua vez, evidencia o impacto nas interações sociais, com família, amigos e no trabalho.

Com a classificação do nível de incapacidade é possível perceber que a espasticidade afeta vários aspectos da vida, desde impactos relacionados a saúde física e mental à impactos sociais e de realização das tarefas do dia a dia.

Outro estudo (Barnes, 2017) analisou 281 adultos com espasticidade e avaliou o impacto na vida diária dos pacientes adultos. Dos analisados, 72% declararam impacto na qualidade de vida global, seguido de perda da independência (44%), depressão e alterações de humor (44%) e incapacidade para trabalhar (38%).

Impacto para os cuidadores

Segundo o estudo Carenity8, que investigou os impactos da espasticidade pelo ponto de vista tanto dos cuidadores quanto dos pacientes, foi constatado que aproximadamente 30% dos cuidadores não trabalham ou trabalham meio período para se dedicar aos cuidados do paciente com espasticidade.

Nesta mesma pesquisa, 88% dos pacientes relataram dificuldade em pelo menos um aspecto da vida diária, sendo os principais:

Já um outro estudo (Barnes, 2017) também levantou dados interessantes sobre a perspectiva do cuidador: 50% dos cuidadores analisados trocaram de emprego para se dedicar ao paciente. Essa mudança de rotina se faz necessária, pois, de acordo com o mesmo estudo, 78% dos pacientes disseram precisar de suporte para realizar as tarefas diárias.

Perspectivas do paciente e do cuidador

Fonte dos gráficos: Barnes M, et al. Disabil Rehabil 2017;39(14):1428-1434.

Tratamentos

A espasticidade é uma complicação que necessita de um acompanhamento multidisciplinar, com métodos de tratamento diferentes dependendo da gravidade e o tipo de espasticidade.4

O acompanhamento geralmente envolve medicamentos orais, fisioterapia, terapia ocupacional, aplicações de toxina botulínica e em alguns casos, também pode existir a necessidade de cirurgia.4

Referências consultadas:

1.American Association of Neurological Surgeons. Neurosurgical Conditions and Treatments, Spasticity. Disponível em: https://www.aans.org/Patients/Neurosurgical-Conditions-and-Treatments/Spasticity. Acessado em: novembro de 2021.
2.Scientia Medica (Porto Alegre) 2013; volume 23, número 2, p. 102-107.
3.Pandyan, A D et al. “Spasticity: clinical perceptions, neurological realities and meaningful measurement.” Disability and rehabilitation vol. 27,1-2 (2005): 2-6.
4.Ashford S (ed), Turner-Stokes L (coed). RCP. Spasticity in adults; management using botulinum toxin. National guidelines 2018.
5.Thibaut A, et al. Brain Inj Early Online:1-13.
6.National Institute of Neurological Disorders and Stroke . Spasticity Information Page. Disponível em: https://www.ninds.nih.gov/Disorders/All-Disorders/Spasticity-Information-Page. Acessado em: novembro de 2021.
7.Satkunam LE. CMAJ 2003;169(11):1173-1179.
8.Jacinto, Jorge et al. “Patient Perspectives on the Therapeutic Profile of Botulinum Neurotoxin Type A in Spasticity.” Frontiers in neurology vol. 11 388. 7 May. 2020.

DYS-BR-001035 – Maio/22

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco através deste formúlario

    Controlador de dados: Ipsen Pharma SAS (dataprivacy@ipsen.com). Suas informações pessoais serão processadas apenas para os fins legítimos da Ipsen, ou seja, ter uma interação melhor com você. Suas Informações Pessoais não serão vendidas, compartilhadas ou de outra forma distribuídas a terceiros sem o seu consentimento, exceto quando formos obrigados a fazê-lo devido a uma lei aplicável, ordem judicial ou regulamento governamental, ou se tal divulgação for necessária em apoio a qualquer investigação criminal ou outra legal ou processo aqui ou no estrangeiro. Você tem o direito de acesso, correção, exclusão, restrição e objeção ao uso de suas Informações Pessoais.​

    Receba nossas
    Atualizações
    periodicamente
    por e-mail