FALE CONOSCO
Entre em contato conosco através deste formúlario
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é uma das principais causas de incapacitação em todo o mundo9. As consequências de um AVC são variadas e podem ir desde leves dificuldades motoras até severas limitações físicas e cognitivas. Essas sequelas não apenas afetam a qualidade de vida, mas também comprometem a capacidade de trabalhar9.
O derrame cerebral pode deixar marcas profundas na vida de quem o sofre, alterando drasticamente a rotina e o bem-estar. Segundo a Sociedade Brasileira de AVC, cerca de 70% das pessoas não retornam ao trabalho após um AVC devido às suas sequelas, e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia9.
Para aqueles que enfrentam sequelas, mesmo que leves, pode ser necessário afastar-se do trabalho para continuar o tratamento de reabilitação. Para garantir o suporte financeiro dessas pessoas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece três tipos de benefícios: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada)10.
No entanto, a obtenção de um desses direitos está sujeita a requisitos predefinidos pela previdência social. Neste artigo, forneceremos dicas sobre como acessar esses direitos e quais são as regras estabelecidas para cada benefício10.
O acidente vascular cerebral pode ocorrer por dois motivos: quando há um entupimento nos vasos do cérebro (Isquêmico) ou quando ocorre o rompimento dos vasos sanguíneos (hemorrágico), causando assim a paralisia da área cerebral6.
Para quem sobrevive à doença, é necessário iniciar a reabilitação imediatamente, o que pode significar afastamento do trabalho, devido a sequelas como dificuldades na coordenação motora, problemas na fala e até na visão, entre outras. Dependendo do caso, os danos podem ser permanentes4-6. Dados da Organização Mundial de AVC apontam que a doença é uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo7.
Dependendo das sequelas causadas pelo AVC, o paciente pode ter direito a benefícios previdenciários ou assistenciais para arcar com suas despesas10.
Para ter acesso aos benefícios disponíveis no INSS, o segurado precisa atender alguns requisitos determinados pela legislação previdenciária4.
Segurados que estão impossibilitados de retornar às suas atividades profissionais podem solicitar dois tipos de benefícios previdenciários: auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Conheça as regras4-10.
O auxílio-doença, ou benefício por incapacidade temporária, é concedido a todos os trabalhadores que estão temporariamente impossibilitados de exercer suas atividades laborais devido a alguma doença, incluindo o AVC1-8-10.
Ao receber esse benefício, o trabalhador contará com suporte financeiro durante o período de recuperação. Para obter o benefício por incapacidade temporária, o segurado deve cumprir os requisitos exigidos pelo INSS, como¹:
Para solicitar a aposentadoria por invalidez ou Benefício por Incapacidade Permanente, o paciente pós-AVC precisa comprovar que ficou incapaz de forma permanente por meio perícia médica. A concessão desse benefício é um direito de todos os segurados que não podem retornar ao seu trabalho ou atividade habitual e que não possa ser reabilitado em outra profissão2-11.
O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) determina as seguintes regras para ter acesso ao Benefício por Incapacidade Permanente11:
Ao ser concedida a aposentadoria, o segurado passa a receber o valor mensalmente. De acordo com as regras da Reforma Previdenciária, o valor da aposentadoria por invalidez corresponde a 60% da média de todos os salários de contribuição do segurado. Além disso, a legislação garante um acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que exceder 20 anos para os homens ou 15 anos para as mulheres11.
BPC/ LOAS
O Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) foi criado para fornecer assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como pessoas com deficiência e idosos a partir de 65 anos, que não podem prover seu próprio sustento. Pacientes pós-AVC que nunca contribuíram para a previdência e estão em situação de vulnerabilidade econômica também podem receber o BPC, desde que cumpram os requisitos estabelecidos pelo programa assistencial3-10.
Entre as regras, podemos destacar3-10:
Além desses requisitos, o requerente precisa comprovar que tem sequelas de AVC e que está impossibilitado de trabalhar. Essa avaliação é realizada por um perito do INSS. O BPC é voltado principalmente para pessoas não seguradas pelo INSS e que estão em vulnerabilidade financeira. O valor concedido para quem tiver o benefício aprovado é de 1 salário mínimo mensal10.
Quem ficou com alguma sequela devido ao AVC, seja temporária ou permanente, deve solicitar um dos benefícios primeiramente através do site do Meu INSS. Antes disso, é necessário fazer o cadastro na página da Previdência Social, selecionar o benefício desejado de acordo com sua situação e preencher os dados solicitados8.
Com o cadastro concluído, aguarde o contato da Previdência para agendar a perícia e apresentar documentos comprovatórios de incapacidade. Entre as documentações solicitadas estão8-¹:
Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre o pós-AVC.
Entre em contato conosco através deste formúlario