Blog / Benefícios do INSS para pessoas que sofrem AVC: O que você precisa saber

Benefícios do INSS para pessoas que sofrem AVC: O que você precisa saber

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é uma das principais causas de incapacitação em todo o mundo9. As consequências de um AVC são variadas e podem ir desde leves dificuldades motoras até severas limitações físicas e cognitivas. Essas sequelas não apenas afetam a qualidade de vida, mas também comprometem a capacidade de trabalhar9.

O derrame cerebral pode deixar marcas profundas na vida de quem o sofre, alterando drasticamente a rotina e o bem-estar. Segundo a Sociedade Brasileira de AVC, cerca de 70% das pessoas não retornam ao trabalho após um AVC devido às suas sequelas, e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia9.

Para aqueles que enfrentam sequelas, mesmo que leves, pode ser necessário afastar-se do trabalho para continuar o tratamento de reabilitação. Para garantir o suporte financeiro dessas pessoas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece três tipos de benefícios: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada)10.

No entanto, a obtenção de um desses direitos está sujeita a requisitos predefinidos pela previdência social. Neste artigo, forneceremos dicas sobre como acessar esses direitos e quais são as regras estabelecidas para cada benefício10.

Tipos de AVC

O acidente vascular cerebral pode ocorrer por dois motivos: quando há um entupimento nos vasos do cérebro (Isquêmico) ou quando ocorre o rompimento dos vasos sanguíneos (hemorrágico), causando assim a paralisia da área cerebral6.

Para quem sobrevive à doença, é necessário iniciar a reabilitação imediatamente, o que pode significar afastamento do trabalho, devido a sequelas como dificuldades na coordenação motora, problemas na fala e até na visão, entre outras. Dependendo do caso, os danos podem ser permanentes4-6. Dados da Organização Mundial de AVC apontam que a doença é uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo7.

Dependendo das sequelas causadas pelo AVC, o paciente pode ter direito a benefícios previdenciários ou assistenciais para arcar com suas despesas10.

Para ter acesso aos benefícios disponíveis no INSS, o segurado precisa atender alguns requisitos determinados pela legislação previdenciária4.

Quais são os benefícios previdenciários para quem teve AVC?

 Segurados que estão impossibilitados de retornar às suas atividades profissionais podem solicitar dois tipos de benefícios previdenciários: auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Conheça as regras4-10.

Auxílio-doença

O auxílio-doença, ou benefício por incapacidade temporária, é concedido a todos os trabalhadores que estão temporariamente impossibilitados de exercer suas atividades laborais devido a alguma doença, incluindo o AVC1-8-10.

Ao receber esse benefício, o trabalhador contará com suporte financeiro durante o período de recuperação. Para obter o benefício por incapacidade temporária, o segurado deve cumprir os requisitos exigidos pelo INSS, como¹:

  • Ser segurado do INSS, ou seja, contribuir mensalmente com a previdência.
  • Só pode dar entrada ao auxílio temporário quem contribuiu com a previdência durante 12 meses. Essa é a carência mínima para ter direito aos valores determinados por lei.
  • Quem teve AVC agudo, ou seja, ficou com sequelas graves, como paralisia total, está dispensado de cumprir o período de carência1-5.
  • Comprovar a incapacidade temporária por meio de laudo expedido pelo perito do INSS.

Aposentadoria por invalidez

Para solicitar a aposentadoria por invalidez ou Benefício por Incapacidade Permanente, o paciente pós-AVC precisa comprovar que ficou incapaz de forma permanente por meio perícia médica. A concessão desse benefício é um direito de todos os segurados que não podem retornar ao seu trabalho ou atividade habitual e que não possa ser reabilitado em outra profissão2-11.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) determina as seguintes regras para ter acesso ao Benefício por Incapacidade Permanente11:

  1. Segurado do INSS: Assim como no auxílio-doença, a pessoa que solicita a aposentadoria por invalidez precisa ser contribuinte do INSS.
  2. Comprovar que é incapaz de trabalhar: Para isso, o segurado passará por uma perícia médica para avaliar a verdadeira situação da sua saúde. Após a análise do perito, caso seja comprovada a condição de incapacidade, o trabalhador será contemplado com o benefício que lhe garante sustento. Porém, a cada dois anos, o beneficiário será submetido a avaliação do perito para analisar que ainda continua sem condições retomar atividades laborais11.
  • Cumprir carência: Para ter direito à aposentadoria por invalidez, o segurado precisa cumprir carência mínima de 12 meses, exceto em casos de AVC agudo

Ao ser concedida a aposentadoria, o segurado passa a receber o valor mensalmente. De acordo com as regras da Reforma Previdenciária, o valor da aposentadoria por invalidez corresponde a 60% da média de todos os salários de contribuição do segurado. Além disso, a legislação garante um acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que exceder 20 anos para os homens ou 15 anos para as mulheres11.

BPC/ LOAS

O Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) foi criado para fornecer assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como pessoas com deficiência e idosos a partir de 65 anos, que não podem prover seu próprio sustento. Pacientes pós-AVC que nunca contribuíram para a previdência e estão em situação de vulnerabilidade econômica também podem receber o BPC, desde que cumpram os requisitos estabelecidos pelo programa assistencial3-10.

Entre as regras, podemos destacar3-10:

  • Renda familiar igual ou inferior a ¼ do salário mínimo: Isso significa que a renda familiar deve ser igual ou inferior a ¼ do salário mínimo para cada membro familiar que reside com o requerente.
  • Comprovação da baixa renda/miserabilidade social:  Essa comprovação é feita por um assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
  • Inscrito no CadÚnico:  O requerente deve estar com a matrícula atualizada no CadÚnico3.

Além desses requisitos, o requerente precisa comprovar que tem sequelas de AVC e que está impossibilitado de trabalhar. Essa avaliação é realizada por um perito do INSS. O BPC é voltado principalmente para pessoas não seguradas pelo INSS e que estão em vulnerabilidade financeira. O valor concedido para quem tiver o benefício aprovado é de 1 salário mínimo mensal10.

Como requerer os benefícios do INSS?

Quem ficou com alguma sequela devido ao AVC, seja temporária ou permanente, deve solicitar um dos benefícios primeiramente através do site do Meu INSS. Antes disso, é necessário fazer o cadastro na página da Previdência Social, selecionar o benefício desejado de acordo com sua situação e preencher os dados solicitados8.

Com o cadastro concluído, aguarde o contato da Previdência para agendar a perícia e apresentar documentos comprovatórios de incapacidade. Entre as documentações solicitadas estão8-¹:

  •  RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro de Pessoa Física).
  • Comprovante de Residência.
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
  •  Exames, Relatórios, Receitas e Laudos Médicos:  preferencialmente com laudo que inclua a CID (Classificação Internacional de Doenças) I64 ou 8B20.
  • Atestado Médico detalhado confirmando a condição de AVC com a CID correspondente.
  •  Comprovante de Internação Hospitalar.
  • Comprovante de Tratamento Médico.
  • Entre outros.

Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre o pós-AVC.

Referências consultadas

  1. Instituto Nacional de Seguridade Social. Auxílio por incapacidade temporária. Disponível em: https://www.gov.br/inss/pt-br/direitos-e-deveres/beneficios-por-incapacidade/auxilio-por-incapacidade-temporaria. Acesso em abril de 2024
  1.  Blog CR Advogado: Quem sofreu acidente vascular cerebral (AVC) se aposenta? Disponível em: https://carlosrenatosantos.adv.br/quem-sofreu-acidente-vascular-cerebral-avc-se-aposenta/ Acessado em maio de 2024
  1. JusBrasil: Direito à Aposentadoria por Invalidez para quem sofreu AVC. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/direito-a-aposentadoria-por-invalidez-para-quem-sofreu-avc/804290930  Acessado em: junho de 2024 

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco através deste formúlario

    Controlador de dados: Ipsen Pharma SAS (dataprivacy@ipsen.com). Suas informações pessoais serão processadas apenas para os fins legítimos da Ipsen, ou seja, ter uma interação melhor com você. Suas Informações Pessoais não serão vendidas, compartilhadas ou de outra forma distribuídas a terceiros sem o seu consentimento, exceto quando formos obrigados a fazê-lo devido a uma lei aplicável, ordem judicial ou regulamento governamental, ou se tal divulgação for necessária em apoio a qualquer investigação criminal ou outra legal ou processo aqui ou no estrangeiro. Você tem o direito de acesso, correção, exclusão, restrição e objeção ao uso de suas Informações Pessoais.​

    Receba nossas
    Atualizações
    periodicamente
    por e-mail